quarta-feira, 5 de março de 2014

Sobre o Dia Internacional da Mulher

Um pouco de conhecimento histórico sobre o Dia Internacional da Mulher.

Introdução:

As histórias que remetem ao Dia Internacional da Mulher alimentam a ideia de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.
Indubitavelmente, o incidente ocorrido em março daquele ano marcou profundamente a trajetória das lutas feministas ao longo do século XX, mas os eventos que levaram à criação da data são muito anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século XIX, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a levantes e greves de reivindicação por melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.
Ainda nos EUA, já no início do século XX, a maioria dos homens foi obrigada a se retirar do mercado de trabalho para servir na Grande Guerra, e assim, a indústria teve que incorporar a mão de obra feminina em massa, nas mesmas condições desiguais.

Continua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares